Há quem diga que o sentimento de ser avó é o mesmo de ser mãe duas vezes. Talvez não seja exatamente igual, mas com certeza é uma experiência maravilhosa, cheia de amor e cuidado que constrói os laços entre avós e netos. Primeiro, ver sua filha virar uma mulher e construir sua independência e identidade. Depois, vê-la passar por essa fase tão linda e cheia de dúvidas que só você entende: as mudanças no corpo, as incertezas, os enjoos e desejos. Mais uma vez sua menina precisa do seu colo e dos seus conselhos, assim como quando era criança e estava descobrindo o mundo. Porém, o que fazer se sua filha está no exterior e seu neto ou neta nascerá longe?

Já falamos sobre os preparos para quando um filho vai viajar e passar um tempo no exterior e trouxemos várias dicas sobre matar a saudade e se manter confiante nos seus ensinamentos, garantimos que sabiam se virar. Agora, vamos falar das filhas que foram para o exterior e lá escolheram construir suas famílias e que agora esperam por um filho e como você pode criar e sustentar os laços entre avós e netos. Receber a notícia da chegada de um neto ou neta, estando longe, não é fácil! Por isso, fizemos esse post com algumas dicas e cuidados para esse momentos.

Confira 4 dicas para superar a distância e criar laços entre avós e netos

1. Compreenda a sensibilidade da sua filha

O período de gestação é também um momento de sensibilidade à flor da pele. Principalmente agora, é preciso evitar notícias ruins ou ausências que possam causar preocupação. Os laços entre avós e netos começam ainda na fase de gestação! Estar sempre em contato com sua filha a fará se sentir segura e amada, e isso é transmitido para o bebê. Conte sobre como foi a sua gravidez, mencione as pequenas coisas que te deixavam alegre nesse período, porém, sem impor verdades absolutas. Lembre-se: cada gravidez é única.

Laços entre avós e netos
Os preparativos para a chegada de um novo membro da família envolve a todos, independente da distância.

2. Fazer um diário de bebê para seu neto

Mesmo que você não esteja fisicamente presente nesse momento, é possível registrar todos os sentimentos e angustias, até mesmo o que você sente quando sua filha manda fotos ou conta alguma coisa por telefone. Normalmente, quem faz os diários de bebês são as mães, mas você também pode utilizar esse chance para reforçar os laços com seu neto. Escreva tudo, dia a dia, e guarde para entregar-lhe como uma recordação para a vida toda. Ele entenderá que a vovó esteve com o coração com ele, sempre.

Laços entre avós e netos
Deixe tudo registrado: emoções, histórias, conselhos… Será uma ótima recordação para quando seus netos crescerem.

3. Enviar presentes é uma forma de estar presente

O momento pede o máximo de carinho e presença. Mesmo estando longe é possível fazer isso enviando presentes. Flores delicadas e com aroma suave, por exemplo, são presentes que trazem beleza e bem-estar para mulheres grávidas e também para bebês. Orquídeas, Azaleias e Cravos são flores lindas e que costumam não causar alergias ou qualquer risco à saúde. Ursinhos de pelúcia são clássicos entre os presentes preferidos pelos bebês e crianças pequenas, que podem abraçar, apertar e dormir se sentindo mais seguros.

Laços entre avós e netos
Bebês são muito sensitivos e adoram o contato com a natureza. As cores vibrantes das flores chamam sua atenção e os aromas acalmam.

4. Seja uma heroína e divida travessuras
Caso seu neto seja maior e já fale e interaja com outras crianças, não poupe risadas! Conte para ele todas as travessuras da sua época de infância, crianças adoram histórias e, principalmente, se envolvem momentos engraçados e reveladores: vovó também aprontou bastante! Para fortalecer os laços entre avós e netos também é importante ouvir o que eles têm a dizer: aprenda as novas brincadeiras, as novas musiquinhas e se interesse pelos personagens que fazem sucesso entre as crianças.

Laços entre avós e netos
Nada substitui o colo da avó, porém é possível manter a tradição de contar histórias e transmitir conhecimento para a criança através do telefone e aplicativos de chamada em vídeo.

É a avó de primeira viagem e seu neto vai nascer ou nasceu no exterior? Continue sendo a melhor avó do mundo. A FloraWeb envia flores em mais de 160 países, levando amor e carinho mesmo para quem mora longe e reforçando os laços entre avós e netos, mães e filhas. Acesse nosso site e confira! Estamos na redes sociais, esperamos você no Facebook, Twitter e Instagram.

Dia das mães FloraWeb - Laços entre avós e netos