Vale a pena morar fora do Brasil?

Morar fora do Brasil é o sonho de milhares de brasileiros. Muitas pessoas almejam apenas experiência que uma vivência no exterior pode proporcionar. Outras já pensam mais a respeito de carreira, melhores condições de remuneração, segurança e qualidade de vida. Há quem seja encantado pela cultura de algum país e tenha como meta de vida conhecer essa cultura de perto. Embora os motivos sejam vários, é essencial refletir se vale a pena morar fora do Brasil antes de começar os preparativos para a mudança, evitando assim tornar frustração o que poderia ser uma excelente experiência, talvez definitiva.

 

Qual é o seu motivo?

 

Antes de saber se vale a pena mudar de país, analise a sua própria motivação com sinceridade. Por que você acha que deve mudar? Se é apenas por vontade de conhecer o mundo, assuma o seu motivo. Se é porque já se cansou de procurar oportunidades de boa remuneração no Brasil e acredita que lá fora a sua profissão é mais valorizada, também é válido. Independente do seu motivo, o importante é identificá-lo e assumi-lo, pois só assim você conseguirá ter um objetivo para atingir.

 

Para onde você pretende ir?

 

Antes de ir para outro país é, no mínimo, conveniente que você tenha uma ampla pesquisa sobre o local. Cultura, língua, história, política e economia são coisas que você deve saber antes de partir para não ser pego (a) de surpresa. Além disso, o estudo é importante para saber se o lugar realmente contempla aquilo que você procura. O desejo de partir, quando movido por impulso, pode nos confundir a respeito da destinação correta. Portanto, tente afunilar a sua busca o máximo possível.

 

Prós e contras

 

Infelizmente, mudar de país, ainda que seja para um lugar melhor, possui também os seus contras. Afinal, nem tudo é mar de rosas. Portanto, considere os prós e contras da sua mudança. No Brasil, ficarão pessoas, memórias e muitas histórias. Você abrirá mão de toda uma situação para começar outra nova. Isso pode ser bom, em parte. O que realmente é ruim é a saudade daqueles que ficam. Para resolver ou amenizar esse problema, há muitas alternativas que a tecnologia oferece. As chamadas em vídeo, por exemplo, permitem até mesmo estar presente em comemorações! Dar presentes para quem mora longe também é fácil e prático. Tudo isso significa que nem sempre você vai estar junto, mas não significa que não possa se fazer presente!

 

Vale a pena morar fora do Brasil?

 

Só quem sai do país e vive uma experiência fora pode responder a essa pergunta. Se você deseja, tente! A vida foi feita para ser vivida e nunca saberemos o que poderia ter acontecido sem tentar. Tenha coragem para desbravar novas situações e compreender que o mundo é muito maior do que nossa imaginação alcança!