O namoro ou o casamento está indo muito bem. Os dois se conhecem, se entendem e já estão naquela fase que a tranquilidade e parceria imperam. Parece que nada pode abalar a constância do casal. Até surgir aquele convite irrecusável para ir para o exterior. Seja por causa de uma bolsa de estudos ou um treinamento que a empresa proporciona, a notícia chega sendo boa e preocupante ao mesmo tempo.

Boa porque é uma oportunidade que muitos almejam e nem sempre conseguem conquistar. A possibilidade de crescer, estudar ou se aperfeiçoar é irresistível. Mas quando há um relacionamento sólido constituído, é necessário ter parcimônia durante esse processo de mudança. Um relacionamento à distância é possível, mas é o momento em que o amor é colocado à prova. São conversas, acordos e situações que devem ser alinhadas e divididas entre o casal, para que o amor se sustente apesar dos quilômetros.

Relacionamento a distância: dicas para lidar antes e durante a viagem

1. Amor, amor, amor

Relacionamento à distância

Antes de tudo, temos que falar nele: o amor. É esse sentimento que foi construído e que vigora. E é ele que traz a sensação do medo da perda, do distanciamento e que também vibra com a felicidade alheia, que faz com que um torça pela vitória do outro. É o amor que baseia os valores do casal e que faz com que a conversa seja serena, o entendimento seja mútuo e o processo seja mais leve possível. Baseie essa experiência no amor que com certeza, o resto todo ficará mais facilitado.

2. Segurança

O casal já vem no desenrolar de um relacionamento onde já se pôde sentir o nível de confiança entre os dois. É preciso lidar com a questão da segurança através de outro prisma nesse momento do relacionamento. Principalmente, pensar que a distância não aumenta somente quem fica, mas também, para quem vai. Por isso, é uma pauta para ser acertada para ambas as partes. O laço e o propósito que os une são um só. É necessário avaliar a maturidade do relacionamento e os objetivos futuros, durante e após a viagem. Algumas situações só são possíveis de experienciar de acordo com o passar dos dias do relacionamento a distância.

3. Comunicação

Relacionamento à distância
Conversem sempre que possível e saibam da rotina um do outro, assim, os laços permanecem sempre fortes.

Estabeleçam quais as formas de comunicação irão encurtar a distância entre você e seu parceiro durante o relacionamento a distância. Combinem horários, meios e frequência previamente, para que essa questão esteja resolvida já antes do embarque internacional. Hoje em dia existem diversas formas para se manter contato. Escolham as mais apropriadas para os dois e métodos alternativos caso a primeira não funcione.

4. Demonstre afeto

É inevitável, a distância não permite sentir o calor do outro, um abraço carinhoso, um afago. Por isso, é necessário que os dois se façam presentes no dia-a-dia de ambos. Mensagens escritas, pequenas surpresas, mensagens de voz, tele-entrega de presentes em datas especiais, fotos, tudo tem um valor inestimável quando estamos afastados de quem gostamos. Por isso, use desses recursos para surpreender e manter os corações aquecidos durante a viagem. Não deixe o relacionamento a distância esfriar por preguiça ou pelo pensamento de “ele(a) sabe que eu penso nele(a)”. Demonstre e aqueça as recordações sempre, sempre.

Sejam conscientes, utilizem o amor a favor da história já construída, conversem muito e mantenham os laços. Assim, o relacionamento à distância perdura e dessa experiência poderão colher, na volta, a solidez do amor que construíram mesmo apesar das adversidades.