Presentear com flores é um hábito muito antigo. Tradicionalmente, só se presenteava às mulheres, acreditando que a fragilidade da flor se assemelha à fragilidade do sexo. Tal absurdo caiu por terra quando ficou bem claro que a mulher, de frágil, nada tem, e que as flores significam muito mais do que essa rasa e equívoca comparação. Atualmente, todos podem receber flores e as recebem sempre. O que vale é que o presenteado goste de recebê-las, cultivá-las e apreciá-las. Não faz sentido dar flores a alguém que não gosta ou que não compreende o que significam.

De acordo com os especialistas, cada espécie de flor possui um significado diferente e é coerente para diferentes tipos de objetivos e ocasiões. Diferentes países possuem diferentes tradições para cada espécie de flor. Por exemplo, na Rússia só presenteamos pessoas vivas com quantidade ímpares de flores, já que a quantidade pares de flores  representam o encerramento da vida, a paz e o eterno descanso. Na Itália, presentear com Mimosas amarelas representa o apoio à luta feminina. Por esses e outros apontamentos, é preciso compreender que tudo é relevante na hora de escolher presentear com flores, inclusive o comportamento da planta e a própria cor! Este artigo busca trazer a você o significado de alguns tipos de flores para que você sempre acerte na hora de presentear.

 

Rosas vermelhas e cor-de-rosa

 

O vermelho está estabelecido como paixão, romance, desejo. Muitas pessoas acreditam que rosa vermelha se refere ao amor, mas não é bem assim. A cor intensa e ardente, sugerindo o fogo, é coerente com o início de relacionamentos, noites de núpcias e luas de mel. A paixão e o desejo são fundamentais em um relacionamento e é essencial cultivá-los. O amor, por outro lado, é um sentimento fortíssimo, porém tranquilo. Sua força reside na calma, na maturidade, na compreensão, na aceitação do outro como seu parceiro, mesmo com todos os seus defeitos e características que desfazem a ilusão do início do relacionamento e o humanizam. Neste caso, o sentimento é representado por rosas cor-de-rosa.

 

Rosas brancas

As cor branca representa a pureza do espírito e da relação. Pode também representar paz e trégua. Presenteia-se com rosas brancas às pessoas pelas quais se tem um apreço puro e desinteressado. Por essa razão, é extremamente comum que, no Dia das Mães, essa seja a flor mais cobiçada nas floriculturas.

 

Orquídeas

As orquídeas são flores muito famosas, mas que presenteamos só a quem realmente as aprecia e sabe como cultivá-las. Florescem apenas uma vez ao ano e simbolizam a sabedoria e a chegada do novo. São também muito cobiçadas no Dia das Mães ou para presentear uma mãe que acabou de dar à luz o seu bebê.

 

Lírios

Há grande variedade de cores e espécies de lírios. Porém, o mais conhecido é o lírio branco, que representa a pureza e a virtude, sendo, por isso, muito comuns em buquês de noivas. O lírio azul, por outro lado, denota responsabilidade, sendo uma flor muito utilizada para presentear estudantes que acabaram de dar início a um novo ciclo em suas carreiras.