Floriculturas do mundo inteiro têm uma imensa procura em todas as datas comemorativas, independentemente de sua natureza. Até mesmo em datas não comemorativas, como condolências, por exemplo, são enviadas flores. O encerramento e o início de fases da vida, a chegada de um bebê, a conquista de um novo emprego – tudo isso é coerente de se presentear com flores. O que nos resta saber é: por que o ser humano consegue se expressar tão bem presenteando com flores? Hoje, vamos descobrir que não se trata só de beleza, lembrança ou obrigação. As flores conseguem passar mensagens muito mais profundas, falando diretamente com as emoções das pessoas que as recebem.

 

Voltando ao passado

 

Presentear com flores é algo de que se tem notícia desde a antiguidade, tanto para homens quanto para as mulheres e no mundo inteiro, variando apenas em termos de espécie, de acordo com a região em questão. Homens recebiam – e até hoje recebem, percebam a entrega de medalhas das olimpíadas, sempre acompanhada de um buquê – flores e plantas ao fazer alguma conquista esportiva ou até mesmo na guerra. Para as mulheres, as flores sempre sugeriram delicadeza, romantismo e até mesmo amor. De alguma forma, relacionamos a beleza e o comportamento das flores com características humanas e isso perdura até os dias atuais.

 

A grande questão é que conseguimos nos expressar muito bem dando flores de presente. Um buquê inesperado pode representar um pedido de desculpas, uma demonstração de interesse, carinho e lembrança. Dar flores dispensa que qualquer palavra seja dita – tudo fica subentendido. Misteriosamente, as flores conseguem tocar com mais intensidade o coração de uma pessoa. Dificilmente algum outro presente possui o mesmo efeito mágico que as flores têm.

 

No meio de tudo isso, cada país, cada região e cada história ainda conseguem conferir novos significados para as flores. Na Itália, as mimosas amarelas representam a luta feminina. Na Rússia, as flores em número ímpar representam vida, e em número par, a morte, a finitude e a paz eterna. Na Coreia, as mulheres também presenteiam o homem que amam com flores. No Brasil, um buquê de rosas vermelhas deixa bem clara a intenção de relacionamento sério. Um pequeno vasinho com violetas ou mesmo com uma orquídea demonstra a vontade de que você cultive, amaducerendo a si mesmo(a) como ser humano. Afinal, cuidar de outro ser vivo, ainda mais tão nobre quanto uma flor, nos engrandece muito.

 

Dê flores de presente!

Se você quer representar o seu amor e não sabe como fazê-lo, que tal dar flores de presente? Você pode optar por um arranjo, um buquê ou mesmo por apenas um botão. Há espécies variadas, multicoloridas e capazes de transformar qualquer ambiente em um lugar mais alegre e melhor para se estar. Dar flores é aquecer um coração, deixar alguém mais feliz do que estava e arrancar um sorriso inevitável, que pode ficar no rosto da pessoa que as recebe pelo dia inteiro.