Atualmente é difícil encontrar uma pessoa que nunca pensou em morar fora do Brasil. Cansadas da falta de oportunidades, dos baixos salários e da dificuldade que aqui temos para nos especializar e graduar, muitas pessoas encontraram como único caminho satisfatório a vida no exterior. Invariavelmente, pessoas se mudam do nosso país em busca de melhores condições de vida, trabalho e de uma experiência cultural diferente.

Muitas pessoas acabam se equivocando ao pensar que a mudança será cem por cento satisfatória e que o país de destino lhes proporcionará tudo o que precisam e não possuem aqui no Brasil. É importante buscar evitar esse tipo de pensamento e considerar que uma mudança sempre será uma mudança: exigirá um período de adaptação, poderá envolver choque cultural, o clima pode ser difícil de se acostumar e alguns quilos podem ir embora rapidamente, caso os alimentos não sejam tão apetitosos quanto os que já se habitou. Portanto, confira algumas considerações que podem lhe ajudar caso você esteja no meio de uma crise de indecisão a respeito de mudar ou não de país.

 

Objetivo

Por que você quer mudar de país? Como está a sua situação no Brasil? As oportunidades estão escassas? Gostaria de conhecer uma nova cultura? Quanto tempo gostaria de residir fora? Você já sabe a língua do país para o qual pretende ir? Pergunte-se tudo isso. Obviamente, pessoas não precisam de objetivos de trabalho para se mudar. Algumas apenas são atraídas por uma determinada cultura. Porém, é importante ter alguma motivação em mente, para que você não chegue do outro lado do mundo se perguntando o que é que foi fazer lá!

 

O que tem a perder?

 

Emprego? A vida perto da família? Um namorado ou namorada? Coloque na balança tudo o que você tem a perder e a ganhar. Ficar longe da família e de quem amamos é sempre complicado, mas nem sempre é possível deixar escapar uma boa oportunidade. Pessoas vivem de forma cada vez mais livres e quem nos ama compreende que precisamos investir em nós mesmos, nossa carreira e nossa evolução como seres humanos. A distância dói, mas é algo com o qual acabamos nos acostumando. A tecnologia tem feito o possível para minimizar distâncias.

Atualmente, até mesmo enviar presentes ficou muito mais fácil. Basta entrar em contato com uma empresa especializada no envio de presentes para o exterior. A FloraWeb, por exemplo, se especializou no envio de flores e cestas. Para alguns países, a entrega é efetuada no mesmo dia da solicitação. Ao mudarmos de país, precisamos conhecer todas as facilidades que empresas como a FloraWeb podem nos proporcionar.

 

A escolha do país

Estudar tudo o que for possível sobre um país antes de se mudar é fundamental por inúmeros motivos. Em alguns casos, não saber nada a respeito daquele lugar representa até mesmo risco de se tornar alvo de crimes. Portanto, é preciso analisar tudo o que for possível sobre a história, política, clima, economia e o cotidiano daquele lugar. Pode ser que nesse processo você descubra que não é para lá que gostaria de ir! Portanto, faça a sua pesquisa e lembre-se que conhecimento nunca é demais.