O Dia dos Pais é uma celebração especial dedicada aos homens que desempenham o papel de pai, repleta de amor, carinho e reconhecimento. Mas você sabia que essa data tem uma origem interessante e até um pouco curiosa?
A história do Dia dos Pais começou nos Estados Unidos, no início do século XX. A ideia surgiu em 1909, quando Sonora Smart Dodd, filha de um veterano da Guerra Civil chamado William Jackson Smart, queria homenagear seu pai. Ele criou Sonora e seus cinco irmãos sozinho após a morte da esposa. Inspirada pelo Dia das Mães, que já era celebrado na época, Sonora sentiu que os pais também mereciam uma data especial.
Ela escolheu o dia 19 de junho, aniversário de seu pai, para a primeira celebração do Dia dos Pais em 1910, em Spokane, Washington. A ideia de Sonora ganhou apoio rapidamente, e em 1972, o presidente Richard Nixon oficializou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais nos Estados Unidos. A partir daí, a tradição se espalhou pelo mundo, embora em muitos países a data seja comemorada em dias diferentes.
No Brasil, por exemplo, o Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de agosto. Independentemente da data, o importante é homenagear os pais, avôs e figuras paternas que marcam nossas vidas com amor, sabedoria e proteção.
Então, neste Dia dos Pais, aproveite para expressar sua gratidão e afeto de maneira especial, seja com um abraço, um presente ou simplesmente passando tempo de qualidade juntos. Afinal, todo pai merece ser celebrado.