No mundo dos negócios, manter um bom relacionamento com seus clientes é algo fundamental, mostrar que você se importa com as pessoas por trás das negociações. Durante muito tempo criou-se uma ideia de quanto mais oficiais e burocráticas fossem as relações corporativas, melhor seriam as negociações, esse padrão já se foi faz muito tempo, e hoje quem consegue nutrir um relacionamento humanizado com seus clientes, possui uma vantagem.

Mas qual o momento apropriado para presentear um cliente? Nós separamos duas situações para se presentear e dicas dos melhores presentes, confira:

Aniversário

Aniversário é algo bem pessoal, presentear nesta data é como dizer “quero estar com você neste momento especial”. No aniversário, geralmente as pessoas ficam mais emotivas e dão mais valor aos gestos de parabenização. Você tem um cliente muito importante, é interessante enviar um presente de aniversário, ou quem sabe seu cliente seja uma empresa, mas a pessoa que a representa também pode ser presenteada, isso facilitará negociações futuras, além de fidelizar e tornar a comunicação mais pessoal.

Nossa dica de presente: cestas de café da manhã gourmet, cestas com bolo ou balões.

Negócio Fechado

Toda negociação envolve tempo e dedicação, e quando você consegue finalizar é importante fazer deste um momento especial. Por exemplo, enviar um presente com a seguinte frase “que este seja o começo de uma relação muito próspera”, pode ser um ótimo primeiro passo para aliviar tenções ou inseguranças que seu cliente possa ter, além de trabalhar a imagem da sua empresa de forma bastante positiva.

Nossa dica de presente: Orquídeas, Plantas como Bambu-da-Sorte, Flores em Vaso