O Halloween, celebrado no dia 31 de Outubro, também conhecido aqui no Brasil como Dia das Bruxas, é uma celebração quem tem como característica fantasia assustadoras, abóboras e tudo que envolvem o universo do folclore de várias culturas: fantasmas, vampiros, bruxas e outras criaturas. A festividade tem bastante destaque em países como Estados Unidos e Inglaterra, mas também vêm ganhando destaque na cultura brasileira.

A origem do Halloween pode ser considerada tanto cristã como também encontra raízes em festividade pagãs da Europa. A data, 31 de Outubro, vem do Dia de todos os Santos do cristianismo, dia voltado para homenagear todos os mortos, mártires e santos. É daí que surge as lendas de que é um dia em que seremos visitados pelos espíritos, este também o motivo de se fantasias e decorar as casas com um aspecto assustador, para que esses espíritos se confundam durante a noite da visita.

Outras pessoas também associam essa data como sendo uma ramificação do Samhain, data festiva celebrada por religiões celtas, situadas principalmente na Alemanha, cujo momento é de celebrar a fartura a agradecer os deuses da natureza.

Apesar de não ser uma data originalmente brasileira, o Halloween está ganhando cada vez mais espaço no repertório cultural dos brasileiros, principalmente das crianças. A festividade também é inspiração para inúmeros filmes e produções da televisão que sempre exploram esse aspecto sombrio.