Muitos países possuem festejos em homenagem à figura materna, mas o calendário pode ser bem diferente do que conhecemos por aqui.
No Brasil e em dezenas de países a comemoração acontece sempre no segundo domingo de maio, influenciados pelos Estados Unidos, onde se deu início a história do Dia das Mães. No entanto, para o resto do mundo a data pode variar de país para país.

Aqui, bem perto, na nossa vizinha Argentina a data é comemorada no mês de Outubro, assim como em outros países e também no Oriente Médio.

Em Portugal, Espanha e diversos países do Leste Europeu e Ásia a celebração ocorre em 08 de Março no Dia Internacional da Mulher, já na Inglaterra a realização desta comemoração é no quarto domingo da quaresma.

Em 27 de Maio um grupo de mulheres liderado por Manuela Gandarillas lutou contra o exército espanhol na guerra pela independência do país, na Batalha de La Coronilla, a partir daí nesta data se celebra a força e bravura das Mães bolivianas.

O Dia das Mães da Indonésia é comemorado em 22 de Dezembro. A data celebra a criação do primeiro Congresso Feminino Indonésio, que aconteceu em 1928 com o objetivo de melhorar a qualidade da vida das mulheres no país.

No Panamá, no dia 08 de Dezembro, os panamenhos cultuam a data pela tradição católica desde 1930, reverenciando à Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

O Nepal possui uma tradição muito antiga e diferente, durante um tradicional festival celebrado entre os meses de Abril e Maio, quando os nepalenses rumam para as lagoas na vila Mata Tirtha, mergulhando oferendas nas águas de lá para homenagear as Mães que já se foram.

Na Etiópia a data é celebrada durante o fim da estação chuvosa no país, que acontece entre outubro e novembro com o nome de Antrosht. Em dois ou três dias de duração, as casas recebem uma decoração especial e os festejos consistem em um grande banquete feito por todos da família, finalizado com uma dança em homenagem à família realizada pelas mulheres.

Na Sérvia a data é comemorada dois domingos antes do Natal com uma tradição um pouco estranha. As mães são amarradas por seus filhos e só podem ser soltas quando derem presentes e doces para as crianças.

Na Coreia do Sul o Dia das Mães é em 08 de Maio. Atualmente decidiu-se incluir os papais também na comemoração da data, ficando assim, o Dia das Mães e Pais.

Alguns destaques para o calendário do Dia das Mães pelo mundo:

2º Domingo de fevereiro: Noruega

4º Domingo da Quaresma: Inglaterra

8 de Março: Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia

25 de Março: Eslovênia

7 de Abril: Armênia

1º Domingo de Maio: África do Sul, Cabo Verde, Espanha, Hungria, Lituânia, Moçambique, Portugal.

2º domingo de Maio: Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Equador, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Países Baixos, Peru, Suíça, Taiwan, Turquia, Uruguai, Venezuela, Zâmbia

10 de Maio: México, Guatemala, Hong Kong, Malásia, Qatar, Singapura

15 de Maio: Paraguai

26 de Maio: Polônia

Último domingo de Maio: França, Haiti, República Dominicana, Suécia

15 de Agosto: Bélgica e Costa Rica (Dia de Atención de Maria)

19 de Agosto: Índia

3º domingo de Outubro: Argentina

2 semanas antes do Natal: Iugoslávia

1º dia da primavera: Líbano, Palestina, Egito, Jordânia, Síria, Iraque