No Brasil e em vários países do mundo, as crianças aguardam ansiosamente a manhã de 25 de Dezembro para abrir os presentes deixados por papai Noel. Só que na Espanha e em alguns países de língua castelhana , é no dia 6 de Janeiro que as crianças abrem os seus presentes deixados, e não por papai Noel, mas pelos três Reis Magos: Melchior, Baltasar e Gaspar, que, segundo a tradição cristã, ao seguirem a Estrela de Belém encontraram Jesus em sua manjedoura e o presentearam com incenso, ouro e mirra.

Foi no ano de 1885, que o Rei da Espanha convocou uma grande cavalgada para resgatar essa história e esse costume segue até os dias de hoje, porém no lugar da mirra, ouro e incenso, o trio real entrega balas e lembrancinhas às crianças.

A cavalgada dos Reis Magos percorre as ruas de diversas cidades espanholas na véspera do dia 6 de janeiro, e dos seus cavalos, camelos ou carruagens, os reis lançam doces e lembrancinhas para o público. Durante o evento, eles param para conversar com as crianças e ouvir seus pedidos.

Então as crianças, antes de dormir, colocam seus sapatos num lugar em que os Reis Magos possam ver. Também é comum deixar balas ,doces e água para que os Reis Magos possam recobrar suas forças antes de seguir viagem. Ao acordarem, as crianças boas encontram presentes ao lado de seus sapatos, próximo à árvore de Natal, mas as que se comportaram mal o ano inteiro encontram um pedaço de carvão.

A noite mágica e o período de festividades são encerradas com um café da manhã especial, onde é tradição comer o “Roscón de Reyes”, uma torta redonda decorada com frutas que simbolizam as pedras preciosas que enfeitam as roupas dos Reis Magos. A rosca vem recheada de chantilly, sendo que também é comum encontrar figurinhas e uma “haba” seca (um feijão grande). Quem encontra a figurinha, vai ter sorte no ano novo; mas, quem acha o feijão, terá que pagar a rosca ou comprar a do próximo ano.

Cada país segue com suas diferentes tradições, mas enviar flores ou cestas é uma forma de dizer “eu gosto de você” numa linguagem universal em qualquer data do ano!

Foto: practicaespanol.com