Presentear com flores é mais do que um simples gesto: é tradição, cultura e pode representar sentimentos muito profundos. As flores são uma das coisas mais lindas que a natureza já nos deu e é extremamente compreensível querer dar um pouquinho dessa beleza para as pessoas que amamos. Mas você sabia que as flores possuem diferentes significados e se encaixam melhor em certas ocasiões? Preparamos este artigo para lhe ajudar a escolher o presente das mulheres mais especiais da sua vida mostrando um pouquinho mais sobre cada espécie de flor.

Girassol

Não há como negar: essa flor é muito ligada ao sol. Trata-se de uma espécie que busca sempre a luz solar. Ao florir é maravilhosamente bela e capaz de deixar qualquer jardim ou canteiro de flores extremamente alegre. O girassol é uma planta que pode atingir de 2 a 6 metros e por isso é interessante que você presenteie a mulher especial que aprecia a jardinagem e o cultivo das flores. Enquanto significado, representa a adoração, a dedicação e a pureza dos pensamentos.

Anêmona

Lindas, alegres e de cores variadas. As anêmonas conseguem sugerir vida e movimento para qualquer lugar. Seu nome é de origem grega e significa “vento”. É uma planta amplamente utilizada na medicina para o alívio de cólicas e problemas emocionais. Seu significado simboliza avanço, movimento e antecipação. Ideal para presentear alguém que está passando por algum tipo de transição.

 

Gérbera

As gérberas podem se tornar um encantador presente para alguém especial. Pode ser encontrada em diversas cores e é uma das mais populares nas floriculturas. As gérberas possuem grande resistência em vasos e arranjos e permanece viçosa por muito mais tempo do que as outras espécies. Além disso, representam a alegria, o amor leal, a pureza e a inocência. Por essa razão, é indicada para as ocasiões mais diversas.

 

Narciso

O narciso é uma planta com cores sutis, florescendo rapidamente na primavera. Conseguem tornar qualquer ambiente aconchegante, sendo ideal para compor interiores. Seu significado denota respeito, cavalheirismo, renascimento, novos começos e a vida eterna, já que pontuam o fim de uma estação (o inverno) e o início da outra. Para presentear com narcisos é ideal que seja em buquê ou arranjo, sempre com muitas flores e não apenas uma só.

 

Flor da cerejeira

A flor da cerejeira é um dos maiores espetáculos naturais que ocorre durante a primavera e é impossível não apreciá-la. Linda, delicada e extremamente sutil em sua adorável cor rosa-pálido, é amplamente comercializada no Japão, sendo considerada como a flor nacional não-oficial deste país. Na cultura japonesa, a flor da cerejeira é utilizada para que se lembre sempre a brevidade e a fragilidade da vida, mostrando que esta é bela e curta e que deve ser devidamente desfrutada. A flor da cerejeira sempre será um lindo presente para qualquer ocasião e em qualquer parte do mundo. Muitas pessoas fazem questão de tê-la em seus casamentos e eventos importantes.