“E por falar em saudade
Onde anda você
Onde andam seus olhos
que a gente não vê” Vinicius de Morais

Como uma palavra que define um sentimento ganha uma data para comemorar?

A palavra saudade é considerada a sétima palavra mais difícil de traduzir em todo o mundo, segundo a Today Translations. E é tão difícil assim pela intensidade de carga que está contida nessa simples palavra de sete letras tão usada por poetas, compositores, escritores , artistas e até mesmo, casualmente e sem pompas, no nosso dia a dia. Diz-se, que a origem da expressão nasceu do sentimento gerado pelo afastamento dos portugueses no Brasil colônia, que sofriam ao lembrar de sua terra natal e de seus queridos de além mar.

O vocábulo latino vem do termo solitas, em latim, cujo significado é solidão. Porém para a tradução desta palavra, que também é uma forma de expressão, alguns idiomas precisam defini-la através de frases inteiras, pois não encontram uma única palavra que possa substituí-la de maneira a conter toda a força de seu sentido. Saudade quer dizer um sentimento de ausência, de carência, de melancolia porém também de um amor condicionado à lembrança, à distância ou ao tempo. As definições também desse substantivo feminino significam lembrança nostálgica ao mesmo tempo suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou de possuí-las.

Enfim um pequeno mundo de intenções comprimidas em sete letras fazem da saudade uma das referências mais românticas do idioma português.

Desde que foi criada depois do século XVI muita coisa mudou e a sensação “saudade”, essa musa alegremente melancólica, ganhou aqui no Brasil um dia de comemoração. Felizmente hoje em dia podemos minimizar essa dor doce da saudade com a proximidade que a tecnologia digital nos oferece, mandando mensagens pelas redes sociais, ligações em audio ou até mesmo em videochamadas em tempo real. As saudades do século XXI tem suas vantagens.

Alguém longe que você está sentindo saudades agora? Envie, para onde ela estiver, Flores, Cestas ou Presentes e alivie o aperto que a saudade traz aos corações.
Acesse: floraweb.com.br