Ganhar flores é maravilhoso. Quem gosta de flores sabe que a casa fica diferente quando colocamos um belo vasinho na janela, na cozinha ou mesmo na sala. Algumas espécies são perfeitamente capazes de dar vida ao ambiente e transformá-lo em um lugar mais agradável de se estar. Além disso, as plantas também possuem a capacidade de efetuar a troca de gases e purificar o ar.

Muitas pessoas deixam de ter flores em suas casas pensando na complexidade do cultivo,  já que nem todo mundo tem tempo para pesquisar a respeito de fertilizantes, técnicas de poda e outros detalhes que são imprescindíveis para o crescimento e sobrevivência saudável de algumas plantas. Este artigo foi escrito para mostrar que não é necessário ter conhecimentos aprofundados para cuidar de algumas espécies de plantas, que podem ser perfeitamente cultivadas em casa sem grandes esforços. É claro que você vai precisar dedicar um pouquinho de tempo, mas alguns minutinhos apenas! Abaixo, vamos mostrar algumas espécies mais indicadas para esses casos.

 

Violetas

 

As violetas são plantas lindas, delicadas e que podem ser de diversas cores. Geralmente, são cultivadas em pequenos vasinhos e podem enfeitar um ambiente de variadas formas. Ao contrário de muitas outras espécies, as violetas não precisam de muita água para sobreviver. Na verdade, o excesso de umidade pode fazer com que suas raízes se apodreçam. Quanto à iluminação, o único cuidado é garantir que não receba sol em excesso e que não fique totalmente sem luz solar.

 

Gérberas

 

As gérberas são flores muito resistentes e com longo período de sobrevivência. Suas cores variam do branco ao vermelho e são muito indicadas para enfeitar residências, lojas e outros ambientes. Nos tempos mais secos, é recomendável a rega com a frequência de duas vezes semanais. Exige local arejado e com boa incidência solar. Pode chegar a até 40 centímetros de altura e possui diferentes cortes e adaptações para vasos, o que permite um crescimento mais compacto.

 

Minimargaridas

 

Há no mundo mais de 20 mil espécies de margaridas. Entre elas, há a minimargarida, uma linda florzinha com miolo amarelo e pétalas de diversos tons. Essa planta se adapta a quase qualquer tipo de clima, proliferando bem em solos mais secos. É de fácil plantio e é muito recomendada para pequenos vasos e pequenas áreas de jardins. É importante ressaltar que, embora essa flor possa se proliferar bastante, é mais interessante em pequenas áreas, permitindo que sua delicadeza seja apreciada.

 

Hortênsia

As hortênsias apresentam lindas flores azuis e são famosas por se adaptar a qualquer ambiente que não seja quente e seca. Esta planta prefere climas mais amenos e para melhorar a sua comercialização, modificações genéticas foram realizadas a fim de que se adaptasse melhor a diferentes regiões. Mesmo assim, para cultivar essa planta é necessário escolher para ela um lugar mais fresco e garantir que não falte água.