Em muitos países, o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro e é, também, chamado de dia de São Valentim – ou Valentine’s Day, em inglês. São Valentim, um santo católico, é considerado o padroeiro do amor, do namoro e do casamento. A comemoração ainda pode ser atribuída a uma antiga festa romana chamada Lupercalia, na qual se homenageava Juno (esposa de Júpiter, deusa da mulher e do casamento) e celebrava-se a  fertilidade. Os amantes aproveitam para presentear no Valentine’s Day com flores, chocolates, cartões e declarações de amor.

Na hora de presentear no Valentine’s Day, as rosas, sozinhas ou em buquês, e os chocolates são os favoritos dos casais. Os chocolates, com seus vários tipos, são mais comuns em formato de coração. Assim, como os cartões que estampam corações vermelhos e rosas.

Buscando entender os diferentes aspectos da tradição de São Valentim ao redor do mundo e auxiliar quem deseja presentear no Valentine’s Day, listamos alguns países onde a data é festejada.

As tradições ao redor do mundo para presentear no Valentine’s Day

Estados Unidos

O Valentine’s Day já faz parte da cultura americana, é uma data consolidada e muito importante para os americanos. Nos Estados Unidos, presentear no Valentine’s Day tem um sentido mais amplo, já que ele pode ser celebrado por todos, não só por casais. Filhos presenteiam os pais e crianças trocam pequenos presentes e cartões entre si, já que o amor também está nas amizades e nas relações familiares.

Presentear no Valentine's Day
Crianças também presenteiam no Valentine’s Day. Cartões são trocados entre os colegas para celebrar a amizade.

Alemanha

Na Alemanha, além das tradicionais flores, do chocolate e dos cartões, é comum presentear no Valentine’s Day (Valentinstag em alemão) com biscoitos de gengibre em forma de coração. Os biscoitos são feitos especialmente para a data e vendidos por todo país. Eles já vêm com uma fitinha presa para que as mulheres possam amarrá-los em torno dos ombros de seus namorados, como manda a tradição alemã. As árvores pelas cidades são enfeitadas com corações e todos entram no clima romântico.

Presentear no Valentine's Day
O clima de romance está no ar. Os alemães, conhecidos pela frieza, na verdade são muito românticos.

Japão

No Japão, a data é comemorada desde a década de 1930. No outro lado do mundo, diferente dos outros países, somente as mulheres costumam presentear no Valentine’s Day. Tradicionalmente, as mulheres presenteiam os homem com chocolates, uma forma de demonstrar seus sentimentos e gratidão. Culturalmente, no Japão, os presentes precisam ser feitos a mão para que sejam sinceros. Talvez por isso o chocolate seja o preferido, elas se empenham em fazer chocolates caseiros.

Na terra nipônica não só os namorados e maridos recebem chocolates, mas os homens que estão no cotidiano das mulheres, como o pai, os irmãos e também o chefe. Porém, para que não haja confusão, existem dois tipo de chocolate: o giri choco (chocolate em agradecimento) e o honmei choco (chocolate que representa o amor verdadeiro). Assim, elas escrevem nos pacotes qual o significado daquele presente, se estão agradecendo ou se estão declarando seu amor.

Presentear no Valentine's Day
Chocolates caseiros para demonstrar, com toda a sinceridade, os sentimentos de amor e gratidão.

Brasil

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado popularmente no dia 12 de junho, véspera da festa litúrgica de Santo Antônio. Os brasileiros consideram Santo Antônio o santo casamenteiro e muitos chegam a fazer promessas ao santo em busca de encontrar um namorado(a). Entretanto, comemorar e presentear no Valentine’s Day, aos poucos, ganha popularidade e mais atenção dos casais. Para celebrar o amor nunca são datas demais, não é? Comemorar duas vezes é ainda melhor!

Presentear no Valentine's Day
O amor prevalece em todas as datas. No Brasil, comemoramos o Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro e, também, no 12 de junho.

Outros países

Na Finlândia e na Estônia, o dia 14 de fevereiro é uma data especial para presentear os amigos queridos. Ainda na Estônia, acredita-se que o “São Valentim traz as chaves de raízes” e por isso é comum plantar flores nesse dia. A África do Sul comemora com festivais, festas mais parecidas com a Lupercalia, onde as mulheres fixam o nome dos seus amores nas mangas das camisas.

Independentemente das peculiaridades de cada país, expressar o amor é o principal. Por isso, a FloraWeb, que trabalha desde 2000 entregando flores e chocolates em mais de 160 países, se dedica a promover o amor e diminuir as distâncias entre os corações apaixonados. Para presentear quem mora longe acesse www.floraweb.com.br.

Presentear no Valentine's Day