Hoje ofertar algo pelo dia de aniversário de alguém é uma atitude totalmente positiva, cheia de alegria e estimas de felicidade. Mas nem sempre foi assim.

A história de dar algo na data de aniversário começa antes do hábito de festejar o dia do nascimento que, depois, surgiria na Roma antiga. Na noite do aniversário, familiares e amigos se reuniam para entregar às crianças, presentes e objetos de proteção que eram espalhados em volta do aniversariante para afastá-lo do mal. Foi na Grécia que um bolo redondo, uma mistura de mel e pão, representando a Lua cheia, era levado ao templo de Ártemis, a deusa da Lua, como oferenda. Para simbolizar o brilho e a luz da Lua, uma vela era colocada sobre o bolo ofertado. Alguns povos acreditavam que a luz espantava os maus espíritos e que a fumaça levava as preces até o céu. E assim se fazia uma forma de pedir proteção. Essas antigas tradições, por serem consideradas pagãs pela Igreja Católica, só foram adotadas no século 5 com a celebração do nascimento de Jesus, popularizando-se no Ocidente apenas no século 19.

E o envio de cartões? bom, isso começou no século 20 na Inglaterra. Quando uma pessoa não podia comparecer ao aniversário de alguém enviava seus votos e desculpas através de mensagens em cartões.

Como comemorar o aniversário de alguém especial em tempos de Lockdown?

Nos últimos meses o mundo vem enfrentando uma série de medidas precativas contra a disseminação do Coronavírus. Por conta disso o distanciamento entre as pessoas pode afetar a maneira como celebramos um aniversário. Mas o importante é: não deixe de comemorar! Envie flores, Cestas, Bombons e até ursinhos fofos para o exterior através do nosso site!