Parabéns para você!

Hoje ofertar algo pelo dia de aniversário de alguém é uma atitude totalmente positiva, cheia de alegria e estimas de felicidade. Mas nem sempre foi assim.

A história de dar algo na data de aniversário começa antes do hábito de festejar o dia do nascimento que, depois, surgiria na Roma antiga. Na noite do aniversário, familiares e amigos se reuniam para entregar às crianças, presentes e objetos de proteção que eram espalhados em volta do aniversariante para afastá-lo do mal. Foi na Grécia que um bolo redondo, uma mistura de mel e pão, representando a Lua cheia, era levado ao templo de Ártemis, a deusa da Lua, como oferenda. Para simbolizar o brilho e a luz da Lua, uma vela era colocada sobre o bolo ofertado. Alguns povos acreditavam que a luz espantava os maus espíritos e que a fumaça levava as preces até o céu. E assim se fazia uma forma de pedir proteção. Essas antigas tradições, por serem consideradas pagãs pela Igreja Católica, só foram adotadas no século 5 com a celebração do nascimento de Jesus, popularizando-se no Ocidente apenas no século 19.

E o envio de cartões? bom, isso começou no século 20 na Inglaterra. Quando uma pessoa não podia comparecer ao aniversário de alguém enviava seus votos e desculpas através de mensagens em cartões.

Dar algo para alguém é uma mistura de tradições antigas e costumes novos. Hoje é tudo tão mais bonito e colorido. E com a internet podemos nos aproximar mais das pessoas distantes. Você já viu que sempre tem alguém querido fazendo aniversário pela sua rede social? Então diga o quanto ela é especial para você e mantenha as boas tradições vivas. Faz bem a quem dá e a quem recebe. Envie flores, Cestas, Bombons e até ursinhos fofos para o exterior através do nosso site!