O Natal chega, e apesar dos processos de isolamento social devido a pandemia do Coronavírus, os preparativos começam: a decoração da casa, o planejamento da ceia, tudo é pensado para que essa data tão especial seja comemorada com muita alegria, união e fartura. Nós, brasileiros, temos o costume de assar o tradicional peru de Natal e cozinharmos alguns pratos típicos, como o arroz à grega e a tradicional farofa, além de prepararmos alguns doces para a sobremesa. Temos nossos próprios costumes e revivemos a nossa tradição ano após ano. Mas você já parou para se perguntar como é o Natal no exterior?

Como o Natal se passa no verão do hemisfério sul, geralmente adaptamos os comes e bebes a essa estação. Frutas frescas, flores, bebidas geladas, tudo para trazer à mesa esse clima tropical e garantir a união da família do jeitinho brasileiro. Mas o Natal acontece no mundo inteiro. Cada um do seu jeito, com seus costumes e é claro, nos seus horários e até dias diferentes. Para falarmos do Natal no exterior, ao redor no mundo, criamos esse post com essas curiosidades sobre como a noite natalina é comemorada em alguns países, inclusive, incluindo aqueles mais procurados para fazer intercâmbio. Confira!

O Natal no exterior: curiosidades sobre a comemoração em 4 países

1. Alemanha

natal no exterior
Os biscoitos alemães fazem parte da decoração da árvore de Natal!

Pela diversidade das opções gastronômicas, a ceia dos alemães é farta. Fazem parte do cardápio algumas carnes como carne de porco, de ganso, de veado e de javali. Estas últimas um pouco mais exóticas para o paladar brasileiro,  mas comuns para os alemães. São servidas também salsichas, batatas como acompanhamento, picles, sopas de vegetais e cenouras, entre outros legumes.

Algumas árvores de Natal são decoradas com enfeites como bolachinhas recobertas de glacê colorido: uma delícia de costume que marca o Natal nesse país. Se você achava que a ceia brasileira era farta, aposto que se surpreendeu com a variedade de alimentos que compõem a ceia alemã!

2.Estados Unidos

natal no exterior
Os legumes são típicos na gastronomia norte-americana e também fazem parte da ceia de Natal.

A palavra que define a ceia americana é: variedade. Cada região tem um costume e como o país é enorme, pode-se encontrar desde peru, bacalhau, rosbife e outros assados, como também o tradicional purê de batatas e legumes.

Nova York tem o Natal mais famoso dos Estados Unidos. Algumas regiões fazem o amigo secreto, como também fazemos aqui, com o diferencial de que muitos presenteiam com alguns tipo de comidas decoradas com o tema, como biscoito e queijos, por exemplo. A bebida típica da noite natalina é o eggnog, uma mistura composta por ovos, leite, açúcar, creme e noz moscada.

3.França

natal no exterior
A ceia francesa é requintada, no típico estilo francês.

Para quem gosta de frutos do mar, ficará com água na boca ao saber o que a ceia natalina francesa tem o costume de oferecer. País que forma os maiores chefs da culinária mundial, a ceia francesa ostenta nada menos do que lagosta, ostra, foie gras e escargot. Ah, também comem peru. Para beber, estão incluídas as champanhes, as espumantes e os vinhos.

As opções de sobremesa são extremamente variadas, muitas vezes composta por 13 doces diferentes, em homenagem a Jesus e os 12 apóstolos. Basicamente são feitas da mistura de diferentes tipos de castanhas e frutas secas.

4.Itália

natal no exterior
O vinho é a bebida que não pode faltar durante a ceia natalina italiana. Típico!

Uma curiosidade dos italianos, em relação às demais ceias, é que o vinho tinto não pode faltar no Natal italiano. Para a ceia, carne cozidas com molho, linguiça, pernil de porco, lentilha, salmão, tortas salgadas e mais uma grande variedade gastronômica para ninguém colocar defeito. As sobremesas contemplam alguns doces fritos, tiramisú e é claro: o panetone.