Apesar do calor nessa época do ano, os nossos irmãos argentinos comemoram um natal bem parecido com o europeu, o estadunidense e o nosso. Árvores de natal, botinhas vermelhas nas portas, luzes, tudo enfeitado de vermelho e verde. Papais Noéis por todos os lugares, em suas roupas de pele, gorro e botas. Mesmo sem neve, o natal é mágico e Papai Noel tem que estar a caráter! Muitas famílias ainda assistem à Missa do Galo e depois retornam aos seus lares para continuarem a comemoração.

Na “Nochebuena” – a “noite boa” ou véspera de natal, devido ao calor intenso, é normal que as pessoas preparem bastante pratos frios, tendo como o mais tradicional o “Vitel Tone” – carne bovina (lagarto) em fatias bem finas com molho de atum e anchova – e a Salada Russa, preparada com batatas, ovos cozidos e maionese. Além das saladas, os argentinos também gostam de preparar o tradicionalíssimo peru assado ou um prato bem típico argentino que é o “Rolo Pionono” – um rocambole recheado com creme de frango, ovos e azeitonas. As bebidas podem ser alcóolicas ou sucos de frutas. Muitos gostam de comemorar essa noite no jardim com uma “parrillada” ou “barbacoa” – o churrasco argentino.

As sobremesas são bem variadas, dentre elas o sorvete e as tortas geladas. Mas, a estrela natalina é o “Pan Dulce”. O Pan Dulce – ou pão doce – é bem parecido com o panetone e é comido durante todo o mês de dezembro.

Depois da ceia, todos fazem um brinde e, enquanto os adultos dançam ou conversam, os jovens saem para assistir aos fogos de artifícios.
Meia-noite é o momento mais esperado pelas crianças! É quando elas abrem os presentes deixados por papai Noel ao pé da árvore de Natal!
No dia de Natal, ou “Navidad” comemora-se o nascimento do menino Jesus. As famílias voltam a se reunir para comer ou saem para visitar entes queridos. E por falar em entes queridos, que tal se fazer presente neste dia enviando flores àqueles que estão comemorando essa data com los queridos Hermanos? E Feliz Navidad!