No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Temos vários exemplos de mulheres importantes na história, que desempenharam e desempenham um papel fundamental nas conquistas da humanidade. Se mostraram fortes e guerreiras, transpondo as adversidades impostas por uma sociedade que as subestimou. Inteligentes, sensíveis, artistas, corajosas! E ainda dotadas do dom de gerar a vida: fazem nascer, fazem crescer, fazem sorrir.

Infelizmente, nós mulheres encontramos vários obstáculos ao longo da história e com muita força e amor lutamos! Se hoje é possível uma mulher escrever esse post para outras mulheres, isso é consequência da luta, dedicação e superação de várias de nós, cada uma na sua época e contexto.

Aproveitamos que o Dia Internacional da Mulher está chegando e trouxemos algumas heroínas, mulheres importantes na história, que de alguma forma fizeram do mundo um lugar melhor para se viver. Seja por sua garra, sua alma, arte, poesia, inteligência, ousadia… As mulheres nos enchem de orgulho!

Mulheres importantes na história – exemplos de força e amor

Joana d’Arc

Com apenas 16 anos, a jovem francesa Joana d’Arc foi chefe militar na Guerra dos Cem Anos, comandando mais de 4.000 homens e defendendo a França de invasores. Camponesa e analfabeta, perdeu a vida aos 19 anos, em batalha, se tornando uma mártir francesa e heroína do seu povo. Em 1909, época de forte nacionalismo, a Igreja Católica francesa propôs ao papa Pio XX sua beatificação e alguns anos depois seria canonizada pelo papa Bento XV passando a ser Santa Joana d’Arc.

Marie Curie

Marie Curie, com certeza, entre as mulheres importantes da história é a mais pioneira. Cientista, ela conduziu pesquisas inéditas sobre radioatividade e apresentou a teoria da radioatividade, termo cunhado por ela. Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes e a primeira mulher admitida no corpo docente da Universidade de Paris.

Anne Frank

Anne Frank era apenas uma garotinha quando teve de enfrentar o Nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha. Sua história ficou conhecida mundialmente através dos diários que escrevia enquanto estava, junto à família, escondida no Anexo Secreto como ficou conhecido o esconderijo. Em seus diários a menina judia relata o sofrimento da família e ao mesmo seu otimismo e serenidade, nunca deixou os estudos de lado, as brincadeiras e os sonhos. Meninas também foram mulheres importantes na história.

Eu preciso ter algo mais que um marido e filhos, algo a que possa me devotar totalmente. Quero continuar vivendo depois da minha morte…” Trecho do diário de Anne Frank.

Florbela Espanca

Poeta portuguesa, Florbela domina os versos e neles coloca todas as inquietações da sua alma. Com maestria ela representa muitas de nós em ser versos carregados de feminilidade e erotismo.  Foi uma das primeiras mulheres em Portugal a frequentar o curso secundário e umas das 14 mulheres inscritas no curso de Direito em 1917, diante de trezentos e quarenta e sete homens inscritos.    

Eu quero amar, amar perdidamente! Amar só por amar: Aqui… além… Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente… Amar! Amar! E não amar ninguém!”, techo do poema Amar de Florbela Espanca.

Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa foi um religiosa católica, missioneira, fundadora da Congressão Missionárias da Caridade e conhecida, ainda em vida, como a Santa das Sarjetas. Entregou sua vida a trabalhar para amenizar o sofrimento dos mais necessitados: pobres, crianças, mulheres abusadas, leprosos. Em torno de seu trabalho conseguiu unir diversas religiões que apesar das crenças diferentes encontraram algo em comum: a vontade de ajudar e o amor.

Frida Kahlo

A artista mexicana Frida Kahlo teve a vida e o corpo marcados por acidentes e doenças. Com dificuldades de locomoção, dores alucinantes e um casamento problemático, Frida não se entregou: sua personalidade forte, ideias criativas e contestadoras, fizeram todo o sofrimento virar arte.   

Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Homenageie as mulheres importantes na história da sua vida! A FloraWeb envia flores em mais de 160 países, levando amor e carinho mesmo para quem mora longe. Acesse nosso site e confira!

Mulheres importantes na história