Ter a vivência completa fazendo uma imersão na cultura de outro país enquanto se aprende a língua que é falada por lá, é a grande vantagem do intercâmbio. Hoje em dia o intercâmbio não é só procurado por estudantes que, como o próprio nome sugere, tinham que trocar de país, de forma que um trocava de universidade e residência com o outro, para assim, ganharem novas experiências e aprendizados. Por muito tempo essa foi a ideia, porém agora todos podem de ter essa experiência seja para estudar, se capacitar para o trabalho ou apenas lazer. O termo “intercâmbio” está cada vez mais abrangente e significa ter uma experiência fora do Brasil.
Inicialmente a pessoa deve escolher o idioma e o país pretendidos, a partir daí procurar uma agência específica de intercâmbio que vai avaliar o nível do idioma e encaminhar o intercambista ao destino mais adequado.
Nunca se deve tentar resolver tudo sozinho, com base em informações de terceiros ou pela internet. O risco é grande e o que era para ser um ganho na vida pode virar uma tremenda dor de cabeça, com tempo e dinheiro perdidos. Ao escolher uma agência, certifique-se de que ela seja especializada em estudos no exterior e não somente em viagens, para assim te dar todo o suporte necessário, sem deixar de lado questões como seguro de vida e saúde. Isso fará a diferença para o sucesso da nova experiência.
Feito isso, o programa vai inserir o intercambista na rotina da cidade do pais estrangeiro, introduzindo o idioma junto com a cultura local. A intenção é que as pessoas se sintam como nativos no país em que estiverem, garantindo o aprendizado do novo idioma.
A duração vai depender do objetivo final do intercambista. Ele tem a opção de ficar desde duas semanas a um ano ou até mais, melhorando suas habilidades em um idioma ou aproveitando o tempo livre para se divertir e aperfeiçoar seus conhecimentos. Tempo suficiente para ganhar mais fluência e obter uma grande bagagem cultural, absorvendo completamente o estilo de vida de um país estrangeiro.
Para os estudantes, geralmente é possível escolher estudar apenas na parte da manhã ou da tarde e realizar outras atividades no resto do dia.
Seja para jovens, estudantes, profissionais ou em busca de reciclagem cultural, os pacotes se adaptam facilmente a todos os objetivos, com cursos preparatórios para graduação no exterior, pós-graduação e MBA, cursos intensivos de idiomas, ou intercâmbio de férias para adolescentes, adultos e terceira idade.
Então, escolha o idioma que quer aprender, decida o destino e tenha uma experiência inesquecível no exterior!
E se você conhece alguém que está nessa aventura em outro país, lembre-se de enviar seu carinho com Flores ou Cestas para que essa pessoa se sinta feliz de ter sido lembrada, isso fará com que seu desempenho melhore mais ainda.