As flores da primavera no hemisfério norte já estão florescendo enquanto nos países do hemisfério sul  é outono e as folhas das árvores estão amarelando e caindo, como no Brasil. Ao enviar flores para quem mora no exterior devemos lembrar que elas estão intimamente ligadas à estação do ano e que as estações são diferentes em cada hemisfério.

Nesse post reunimos algumas típicas flores da primavera no hemisfério norte para ajudar quem pretende surpreender alguém amado que mora na Europa, na América do Norte ou até na Ásia. Aproveite a troca de estações para semear o amor e enviar felicidade em forma de flor. Para quem é especial e está longe para um abraço apertado, ser surpreendido com a vivacidade da flor é como mandar um pedacinho do seu sorriso e do seu abraço.

 

Confira algumas dicas para presentear com flores da primavera no hemisfério norte

Tulipas

As tulipas florescem na primavera no hemisfério norte, observadas principalmente na Holanda, e encantam com seus botões rosas, roxos, vermelhos, amarelos e brancos. Essas flores ornamentais combinam com pessoas que gostam e cultivam um jardim. As tulipas simbolizam a renovação e comumente são escolhidas como presente para casais que comemoram bodas como um voto de que o amor se renove.

Assim como outras flores da primavera no hemisfério norte, as tulipas gostam de sol e luminosidade, mas necessitam de um solo frio. Por isso, recomenda-se que sejam expostas ao sol pela manhã e que não se deixe as flores e folhas chamuscarem no calor.

Flores da primavera no hemisfério norte
Os campos de tulipas durante a primavera enchem os olhos e a alma.

Cerejeiras

As cerejeiras, ou sakuras como são chamadas no Japão, são as mais delicadas flores da primavera no hemisfério norte. São muito populares no Japão, na China e na França, onde o seu florescer é, também, uma atração turística. A flor de cerejeira simboliza a feminilidade e o amor, encantando mulheres e meninas.

No oriente a flor de cerejeira é cercada de lendas e misticismo. Para os chineses ela representa o poder feminino, indiciando beleza e sexualidade, e é usada para presentear as mulheres amadas. No Japão, conectada a tradição dos samurais, a flor é vista como símbolo da ‘vida transitória’, uma alusão ao tempo curto do seu florescimento e da sua fragilidade.

Flores da primavera no hemisfério norte
A flora de cerejeira, também chamada de sakura no Japão, é muito delicada e inspira algumas lendas no oriente. Ela parece um algodão rosa de tão finas que são suas pétalas.

Papoulas

As papoulas têm cores fortes e carregadas, podem ser rosas, arroxeadas, vermelhas ou mesmo brancas. São muito populares na Itália, principalmente na região da Toscana, onde há campos de cultivo da planta. Entre os significados da papoula estão a fertilidade e a ressurreição. Por serem fáceis de cuidar elas são ideais para pequenos jardins domésticos.

Na mitologia grega a papoula aparece como a flor preferida do deus Hipnos, o deus do sono e pai de Morfeu (de onde vem a expressão ‘cair nos braços de Morfeu’ usada para expressar sono).

Flores da primavera no hemisfério norte
Papoulas têm cores vivas e fortes. O seu vermelho é inconfundível entre as flores da primavera no hemisfério norte.

Narcisos

Narcisos conferem um ar campestre às casas, trazendo aconchego e beleza. Sua folhagem começa a despontar um pouco antes da primavera e logo as flores aparecem. São muito comuns e admirados no Reino Unido. Inclusive, a flor de narciso amarela é o emblema do País de Gales, associada à São Davi, padroeiro do país. As flores de narciso costumam ser brancas com amarelo, com seis pétalas e um caule que se inclina antes da flor. São normalmente cultivadas como plantas ornamentais e muito populares nos países da América.

Na Grécia antiga o formato inclinado da flor, assim como sua preferência por locais úmidos como beiras de rios, era atribuída ao mito de Narciso que inclinava-se para ver seu reflexo na água do rio e nessa posição transformou-se em flor.

Flores da primavera no hemisfério norte
O caule inclinado lembra a posição de Narciso – aquele que amava a própria imagem – quando se debruçava no rio para admirar seu reflexo nas águas.

Surpreenda quem mora longe com as flores da primavera no hemisfério norte. A FloraWeb trabalha desde 2000 entregando flores em mais de 160 países. Acesse nosso site e confira! Estamos na redes sociais, esperamos você no Facebook, Twitter e Instagram.